domingo, 29 de setembro de 2013

Situação de Aprendizagem


TEMA – TERRA E UNIVERSO
SUBTEMAS -  TERRA, ESFERICIDADE E REPRESENTAÇÕES
SÉRIE -  6º ano (4º bimestre)
Tempo previsto: 4 a 5 aulas

Introdução:  

Esta situação de aprendizagem tem a intenção de iniciar o tema Terra e Universo no 4º bimestre do 6º ano. Partindo dos subtemas Terra, esfericidade e representações, o professor conduzirá o aluno, a desenvolver uma perspectiva para fora do planeta Terra. Desta forma se dará início às características do planeta.
 
Conteúdos:

Planeta Terra

Características, estrutura e dimensões do planeta Terra

Representações da Terra - fotos planisférios e imagens


Os objetivos desta situação de aprendizagem é desenvolver as seguintes habilidades:

Ler e interpretar imagens e modelos representativos do planeta Terra;

Pesquisar e comparar representações do planeta Terra;

Identificar representações do planeta Terra em fotos, planisférios.

Organizar e registrar informações sobre formato, cor e distribuição de água.


Justificativa:

Os conteúdos desta situação de aprendizagem são relevantes para os alunos aprenderem a reconhecer as diferentes representações do planeta Terra.


Estratégias de Ensino:

Levantamento de conhecimentos prévios por meio de confecção de modelo representativo;

Pesquisa orientada de informações;

Registro de discussões.


Recursos materiais e tecnológicos: bolas de isopor, tintas coloridas diversas, palitos de sorvete, livro didático, atlas, globo terrestre, planisfério, computador com acesso a internet.


Avaliação: Será contínua, de acordo com os objetivos de cada aula, através da análise da participação do aluno, do desenvolvimento das atividades propostas, das discussões e do registro por escrito.


Etapas
 

Aula 1 – Sondagem, Problematização e Busca de dados de forma diversificada


O professor começará a aula lendo o texto lúdico e deverá instruir o aluno a construir uma representação do planeta de acordo com sua opinião particular, utilizando bolas de isopor e tintas coloridas diversas. Deverá dividir a turma em grupos e distribuir os kits com materiais para a confecção. O professor deverá estimular os alunos a pintarem o planeta Terra como acreditam que ele seja.


Texto lúdico: Agora, cada um vai fazer uma viagem no espaço. Você será um astronauta indo para a Lua. Chegando lá, sua missão será observar o planeta Terra e deverá fazer uma pintura da Terra como se fosse um artista plástico.

Após a leitura, o professor deverá propor, oralmente, as seguintes questões para os alunos refletirem, antes de iniciar a pintura:

a) Como você acha que o planeta Terra é?

b) Qual o seu formato?

c) Quais as suas cores?

d) Qual a distribuição de água em sua superfície?

Ao término da aula, os alunos deverão ser orientados pelo professor a pesquisarem, em casa, imagens do planeta Terra, podendo pesquisar em livros, atlas, sites na internet etc. Ao observar as imagens o aluno deverá registrar em seu caderno o que percebeu.


Aula 2 – Conflito e Contextualização                                                


Utilizando o globo terrestre, o professor deve possibilitar que os alunos realizem a comparação dos modelos por eles produzidos com a representação científica do planeta Terra, bem como com o registro obtido através da pesquisa realizada como lição de casa da aula anterior.

Posteriormente, deverá orientá-los a preencher, durante a aula, a tabela fornecida pelo professor:


CARACTERÍSTICAS
GLOBO TERRESTRE
MODELO DO ALUNO
FORMATO


CORES UTILIZADAS


QUANTIDADE DE ÁGUA
 (muita ou pouca)
































Aula 3 – Sistematização do Conhecimento                                         


O professor fará uma leitura com os alunos, utilizando o texto didático para introduzir as características do planeta Terra. O texto poderá ser entregue impresso para o aluno realizar a leitura. Na abordagem do texto o professor, se concentrará nas características físicas da Terra, pois os demais aspectos serão trabalhados em aulas posteriores.


Texto didático:

O planeta Terra está localizado no sistema solar, sendo o terceiro mais próximo do Sol, dos oito planetas que o compõem. O “planeta azul” como também é conhecido, é coberto, em mais de 70%, por água dos oceanos, sem considerar os rios e mares que ficam na parte seca do planeta. Composta por cinco continentes, a área seca tem 148.647.000 Km2. Já os oceanos têm uma área estimada de 361 milhões de Km2, abrigando diversas formas de vida, animais e plantas aquáticos. É único planeta do qual se tenha notícia de ter seres vivos.
Em nível espacial, tem uma característica bastante importante para que haja vida em seu interior: a existência de atmosfera. É composta por vários gases, sendo o nitrogênio, o oxigênio e o argônio os três principais gases da atmosfera. Ela serve para vários fins, entre eles, proteger a Terra de raios ultravioletas e prover oxigênio para a respiração dos seres vivos. A Terra realiza os movimentos de translação, que é o movimento em torno do Sol, durando 365 dias (um ano) e o movimento de rotação, movimento em torno de seu próprio eixo, que dura cerca de um dia ( 24 horas).
A Terra tem várias camadas para dentro. A crosta é a camada mais externa e onde vivemos. Ela, junto a uma camada acima do Manto, é chamado de Litosfera, que é totalmente sólida. Abaixo existe o Manto, uma camada composta de silício, ferro e magnésio. O mais interno é o núcleo, que tem uma parte líquida e outra sólida, mesmo estando à altíssimas temperaturas.
Na região da Litosfera é que estão localizadas as placas tectônicas. Essas placas são pedaços de Litosfera que ocupam toda Terra. A Terra tem sete grandes placas tectônicas e muitas outras menores. Elas ficam umas “encaixadas” nas outras e essa área que está entre uma placa e outra são os pontos de ocorrência de terremotos e de vulcões. Isso porque quando uma placa “fricciona” a outra, os resultados podem ser vulcões ativos, terremotos, tsunami entre outros.” (Disponível em: <http://planeta-terra.info/>. Acesso em 25 de setembro de 2013).


Com o auxílio do globo terrestre, o professor indicará a distribuição de água no planeta, a distribuição de terras emersas e a inclinação do eixo da Terra.
Poderá, ainda, permitir que os alunos toquem a superfície do globo terrestre, percebendo o relevo montanhoso em alguns pontos.
Para concluir a aula, o professor pedirá aos alunos que registrem, no caderno, o que aprenderam baseando-se na seguinte pergunta:

O que você aprendeu sobre o planeta Terra?



Aula 4 – Aplicação do conhecimento em situações novas                     

Nesta aula, o professor apresentará outras formas de representar o planeta Terra, como em planisférios, fotografias aéreas e imagens de satélite. Para isso poderá utilizar a internet, para pesquisar imagens ou poderá levar um planisfério na aula (em geral tem na escola), e as imagens áreas e de satélites, poderão ser impressas.

Durante a aula o professor mostrará tais imagens e novamente o globo terrestre, fazendo comparações e questionando os alunos em relação ao melhor uso de cada tipo de representação da Terra.

Informações para comentar:

O globo terrestre não é mais do que uma esfera em cuja superfície está desenhada a Terra. Os globos são a forma de representação mais fiel da Terra e representam-na na totalidade. Têm como desvantagens serem de difícil transporte e arrumação e representam a Terra de forma muito reduzida.
Os planisférios - que são representações planas da superfície da Terra. Os mapas apresentam as seguintes vantagens: são fáceis de arrumar, de transportar e de utilizar.
As fotografias aéreas e imagens de satélite são duas formas de representação da Terra muito recentes, comparativamente, com as anteriores e tem muita utilidade quer para fins civis como para fins militares. Têm enormes vantagens como seja a possibilidade de se obter um vasto conjunto de informações sobre a superfície terrestre e permitirem estudar a evolução das paisagens ao longo do tempo.
(Disponível em: <http://www.aesap.edu.pt/Geografia/representacao.htm>. Acesso em 25 de setembro de 2013).


Para terminar esta situação de aprendizagem os alunos farão uma atividade que deverá ser entregue na aula seguinte.

Atividade: 
 
Parte 1 - Agora que você conheceu novos aspectos do planeta Terra, faça um desenho em folha sulfite representando a Terra, levando em conta os conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores.

Parte 2 - Responder as seguintes questões:

Há diferenças entre o primeiro modelo do planeta Terra que você construiu e o globo terrestre?

Compare o modelo de isopor com o desenho. Você alterou a imagem da Terra no seu desenho? O que foi alterado?

Você notou diferenças entre o seu modelo e o dos colegas? Quais?

Foi importante a realização deste trabalho? Por quê?


Recuperação:

Se após o professor realizar a leitura dos registros a cada aula, avaliar as compreensões dos alunos e o mesmo perceber deficiências no entendimento, ele deverá recuperar o que falta. 
 
Toda lição de casa deverá ser resgatada na aula posterior, assim, já será percebido algo que precisa ser melhor compreendido, o professor deverá registrar a cada aula suas observações para poder avaliar os alunos.

O professor poderá ainda fazer uma revisão com os alunos, através de uma aula que poderá ser com o uso da internet, no laboratório de informática ou com o uso de livros ilustrados ou atlas na biblioteca da escola.
O uso da internet, é muito interativo, pois permite comparar rapidamente várias representações da Terra, além de obter variadas informações e ainda pode ser divertido se os alunos acessarem o programa Google earth (requer instalação no computador).



Nenhum comentário:

Postar um comentário