TEMA – TERRA E UNIVERSO
SUBTEMAS - TERRA, ESFERICIDADE E REPRESENTAÇÕES
SÉRIE - 6º ano (4º bimestre)
Tempo previsto: 4 a 5 aulas
Introdução:
Esta
situação de aprendizagem tem a intenção de iniciar o tema Terra e
Universo no 4º bimestre do 6º ano. Partindo dos subtemas Terra,
esfericidade e representações, o professor conduzirá o aluno, a
desenvolver uma perspectiva para fora do planeta Terra. Desta forma se
dará início às características do planeta.
Conteúdos:
Planeta Terra
• Características, estrutura e dimensões do planeta
Terra
• Representações da Terra - fotos planisférios e
imagens
Os objetivos desta situação de aprendizagem é
desenvolver as seguintes habilidades:
• Ler e interpretar imagens e modelos representativos
do planeta Terra;
• Pesquisar e comparar representações do planeta
Terra;
• Identificar representações do planeta Terra em
fotos, planisférios.
• Organizar e registrar informações sobre formato,
cor e distribuição de água.
Justificativa:
Os conteúdos desta situação de aprendizagem são
relevantes para os alunos aprenderem a reconhecer as diferentes
representações do planeta Terra.
Estratégias de Ensino:
• Levantamento de conhecimentos prévios por meio de
confecção de modelo representativo;
• Pesquisa orientada de informações;
• Registro de discussões.
Recursos materiais e tecnológicos:
bolas de isopor, tintas coloridas diversas, palitos de sorvete, livro
didático, atlas, globo terrestre, planisfério, computador com acesso a internet.
Avaliação: Será contínua,
de acordo com os objetivos de cada aula, através da análise da
participação do aluno, do desenvolvimento das atividades propostas,
das discussões e do registro por escrito.
Etapas
Aula 1 – Sondagem,
Problematização e Busca de dados de forma diversificada
O professor começará a aula lendo o texto lúdico e deverá instruir o aluno a construir uma representação do planeta de acordo com sua opinião particular, utilizando bolas de isopor e tintas coloridas diversas. Deverá dividir a turma em grupos e distribuir os kits com materiais para a confecção. O professor deverá estimular os alunos a pintarem o planeta Terra como acreditam que ele seja.
O professor começará a aula lendo o texto lúdico e deverá instruir o aluno a construir uma representação do planeta de acordo com sua opinião particular, utilizando bolas de isopor e tintas coloridas diversas. Deverá dividir a turma em grupos e distribuir os kits com materiais para a confecção. O professor deverá estimular os alunos a pintarem o planeta Terra como acreditam que ele seja.
Texto lúdico: Agora, cada um vai
fazer uma viagem no espaço. Você será um astronauta indo para a
Lua. Chegando lá, sua missão será observar o planeta Terra e deverá fazer uma pintura da Terra
como
se fosse um artista plástico.
Após a leitura, o professor deverá propor, oralmente,
as seguintes questões para os alunos refletirem, antes de iniciar a
pintura:
a) Como você acha que o planeta Terra é?
b) Qual o seu formato?
c) Quais as suas cores?
d) Qual a distribuição de água em sua superfície?
Ao término da aula, os alunos deverão ser orientados
pelo professor a pesquisarem, em casa, imagens do planeta Terra,
podendo pesquisar em livros, atlas, sites na internet etc. Ao
observar as imagens o aluno deverá registrar em seu caderno o que
percebeu.
Aula 2 – Conflito e
Contextualização
Utilizando o globo terrestre, o professor deve possibilitar que os alunos realizem a comparação dos modelos por eles produzidos com a representação científica do planeta Terra, bem como com o registro obtido através da pesquisa realizada como lição de casa da aula anterior.
Utilizando o globo terrestre, o professor deve possibilitar que os alunos realizem a comparação dos modelos por eles produzidos com a representação científica do planeta Terra, bem como com o registro obtido através da pesquisa realizada como lição de casa da aula anterior.
Posteriormente, deverá orientá-los a preencher,
durante a aula, a tabela fornecida pelo professor:
CARACTERÍSTICAS
|
GLOBO TERRESTRE
|
MODELO DO ALUNO
|
FORMATO
| ||
CORES UTILIZADAS
| ||
QUANTIDADE DE ÁGUA
(muita ou pouca) |
Aula 3 – Sistematização
do Conhecimento
O professor fará uma leitura com os alunos, utilizando o texto didático para introduzir as características do planeta Terra. O texto poderá ser entregue impresso para o aluno realizar a leitura. Na abordagem do texto o professor, se concentrará nas características físicas da Terra, pois os demais aspectos serão trabalhados em aulas posteriores.
O professor fará uma leitura com os alunos, utilizando o texto didático para introduzir as características do planeta Terra. O texto poderá ser entregue impresso para o aluno realizar a leitura. Na abordagem do texto o professor, se concentrará nas características físicas da Terra, pois os demais aspectos serão trabalhados em aulas posteriores.
Texto didático:
“O planeta
Terra está localizado no sistema solar, sendo o terceiro mais
próximo do Sol, dos oito planetas que o compõem. O “planeta azul”
como também é conhecido, é coberto, em mais de 70%, por água dos
oceanos, sem considerar os rios e mares que ficam na parte seca do
planeta. Composta por cinco continentes, a área seca tem 148.647.000
Km2.
Já os oceanos têm uma área estimada de 361 milhões de Km2,
abrigando diversas formas de vida, animais e plantas aquáticos. É
único planeta do qual se tenha notícia de ter seres vivos.
Em nível
espacial, tem uma característica bastante importante para que haja
vida em seu interior: a existência de atmosfera. É composta por
vários gases, sendo o nitrogênio, o oxigênio e o argônio os três
principais gases da atmosfera. Ela serve para vários fins, entre
eles, proteger a Terra de raios ultravioletas e prover oxigênio para
a respiração dos seres vivos. A Terra realiza os movimentos de
translação, que é o movimento em torno do Sol, durando 365 dias
(um ano) e o movimento de rotação, movimento em torno de seu
próprio eixo, que dura cerca de um dia ( 24 horas).
A Terra tem
várias camadas para dentro. A crosta é a camada mais externa e onde
vivemos. Ela, junto a uma camada acima do Manto, é chamado de
Litosfera, que é totalmente sólida. Abaixo existe o Manto, uma
camada composta de silício, ferro e magnésio. O mais interno é o
núcleo, que tem uma parte líquida e outra sólida, mesmo estando à
altíssimas temperaturas.
Na região da
Litosfera é que estão localizadas as placas tectônicas. Essas
placas são pedaços de Litosfera que ocupam toda Terra. A Terra tem
sete grandes placas tectônicas e muitas outras menores. Elas ficam
umas “encaixadas” nas outras e essa área que está entre uma
placa e outra são os pontos de ocorrência de terremotos e de
vulcões. Isso porque quando uma placa “fricciona” a outra, os
resultados podem ser vulcões ativos, terremotos, tsunami entre
outros.” (Disponível em: <http://planeta-terra.info/>.
Acesso em 25 de setembro de 2013).
Com o auxílio do globo terrestre, o professor indicará
a distribuição de água no planeta, a distribuição de terras
emersas e a inclinação do eixo da Terra.
Poderá, ainda, permitir que os alunos toquem a
superfície do globo terrestre, percebendo o relevo montanhoso em
alguns pontos.
Para concluir a aula, o professor pedirá aos alunos que
registrem, no caderno, o que aprenderam baseando-se na seguinte
pergunta:
O que você aprendeu sobre o planeta Terra?
Aula 4 – Aplicação do
conhecimento em situações novas
Nesta aula, o professor apresentará outras formas de representar o planeta Terra, como em planisférios, fotografias aéreas e imagens de satélite. Para isso poderá utilizar a internet, para pesquisar imagens ou poderá levar um planisfério na aula (em geral tem na escola), e as imagens áreas e de satélites, poderão ser impressas.
Durante a aula o professor mostrará tais imagens e
novamente o globo terrestre, fazendo comparações e questionando os
alunos em relação ao melhor uso de cada tipo de representação da
Terra.
Informações para comentar:
Informações para comentar:
O globo terrestre
não é mais do que uma esfera em cuja superfície está desenhada a
Terra. Os globos são a forma de representação mais fiel da Terra e
representam-na na totalidade. Têm como desvantagens serem de difícil
transporte e arrumação e representam a Terra de forma muito
reduzida.
Os planisférios
- que são representações planas da superfície da Terra. Os mapas
apresentam as seguintes vantagens: são fáceis de arrumar, de
transportar e de utilizar.
As fotografias aéreas
e imagens de satélite
são duas formas de representação da Terra muito recentes,
comparativamente, com as anteriores e tem muita utilidade quer para
fins civis como para fins militares. Têm enormes vantagens como seja
a possibilidade de se obter um vasto conjunto de informações sobre
a superfície terrestre e permitirem estudar a evolução das
paisagens ao longo do tempo.
(Disponível
em: <http://www.aesap.edu.pt/Geografia/representacao.htm>.
Acesso em 25 de setembro de 2013).
Para
terminar esta situação de aprendizagem os alunos farão uma
atividade que deverá ser entregue na aula seguinte.
Atividade:
Parte 1 - Agora que você conheceu novos aspectos do
planeta Terra, faça um desenho em folha sulfite representando a
Terra, levando em conta os conhecimentos adquiridos nas aulas
anteriores.
Parte 2 - Responder as seguintes questões:
• Há diferenças entre o primeiro modelo do planeta
Terra que você construiu e o globo terrestre?
• Compare o modelo de isopor com o desenho. Você
alterou a imagem da Terra no seu desenho? O que foi alterado?
• Você notou diferenças entre o seu modelo e o dos
colegas? Quais?
• Foi importante a realização deste trabalho? Por
quê?
Recuperação:
Se após o professor realizar a leitura dos registros a
cada aula, avaliar as compreensões dos alunos e o mesmo perceber
deficiências no entendimento, ele deverá recuperar o que falta.
Toda lição de casa deverá ser resgatada na aula
posterior, assim, já será percebido algo que precisa ser melhor
compreendido, o professor deverá registrar a cada aula suas
observações para poder avaliar os alunos.
O professor poderá ainda fazer uma revisão com os
alunos, através de uma aula que poderá ser com o uso da internet, no
laboratório de informática ou com o uso de livros ilustrados ou
atlas na biblioteca da escola.
O uso da internet, é muito interativo, pois permite
comparar rapidamente várias representações da Terra, além de
obter variadas informações e ainda pode ser divertido se os alunos
acessarem o programa Google earth (requer instalação no
computador).
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